O Norfloxacino 400 mg é um antibiótico de amplo espectro que serve não só para tratar, mas também para prevenir algumas infecções.
Este medicamento é composto por: celulose microcristalina, croscarmelose sódica, dióxido de silício, estearil fumarato de sódio, lactose monoidratada, laurilsulfato de sódio, talco, álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol e corante amarelo laca crepúsculo.
Seu uso deve ser feito de forma oral, apenas por maiores de 18 anos. É possível encontrar embalagens contendo 6 ou 14 comprimidos revestidos, cada um contendo 400 mg de Norfloxacino.
Nenhum paciente deve fazer o uso deste medicamento sem prescrição médica e/ou se possuir hipersensibilidade à qualquer um dos componentes de Norfloxacino ou à outros antibióticos considerados quinolônicos, por exemplo: ciprofloxacino, lomefloxacino ou ofloxacino.
Indicações do Norfloxacino 400 mg
- Infecções do trato urinário;
- gonorreia;
- febre tifoide;
- inflamação do estômago e intestino (gastroenterite) causada por determinados tipos de bactérias.
Além do tratamento, este medicamento também pode ser indicado para fazer a prevenção de infecções nos seguintes casos:
- contagem baixa de leucócitos, pois nesses casos, o corpo fica mais vulnerável a infecções causadas por bactérias que fazem parte da flora intestinal;
- ao fazer visitas em locais que a pessoa possa ficar exposta a bactérias que possam causar inflamação do estômago e intestinos (gastroenterite).
Efeitos colaterais do remédio Norfloxacino
Existem alguns efeitos colaterais do remédio Norfloxacino, sendo eles:
- Náusea, que geralmente ocorre de 1% a 10% dos pacientes que utilizam o medicamento;
- Dor de cabeça, tontura, erupção cutânea, azia, dores/ cólicas abdominais e diarreia, acometendo de 0,1% a 1% dos usuários de Norfloxacino.
O paciente deve parar o uso do remédio e entrar em contato com seu médico imediatamente nos seguintes casos:
- Reações alérgicas, como inchaço da face, dos lábios, da língua e/ou da garganta (com dificuldade para respirar ou engolir) ou urticária;
- Erupção cutânea acompanhada de febre e mal estar;
- Reações na pele;
- Dor nos tendões;
- Outros efeitos colaterais considerados perigosos que são citados na bula do medicamento.
Leia mais:
Cetoprofeno – Para que serve, bula
Brintellix – Bula
Bula do Norfloxacino 400 mg
O Norfloxacino deve ser ingerido com água, pelo menos uma 1h antes ou 2h após a refeição ou da ingestão de leite.
Em caso de ingestão de suplementos de ferro, zinco ou de polivitamínicos que contenham em sua formulação antiácidos, sucralfato ou formulações orais de didanosina a ingestão de Norfloxacino deve ser feita após pelo menos duas horas.
Para o sucesso do tratamento ou da prevenção de infecções, é fundamental seguir a prescrição médica, respeitando as quantidades e horários corretos.
Confira a bula do Norfloxacino 400 mg.
Sempre consulte seu médico antes de ingerir medicamentos. Leia a bula!