Conheça tudo sobre o medicamento Dorflex : Bula, efeitos colaterais, para que serve, indicações, como tomar e outras informações.
Os medicamentos hoje no Brasil são controlados são controlados pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária entre outros órgãos responsáveis tanto pelo manuseio e fabricação, como pelo armazenamento, transporte e despacho.
Os medicamentos no Brasil são classificados de acordo com o grau de risco que apresente a saúde e ao paciente ao ingeri-lo.
Essa classificação é representada através de tarjas nas cores:
- Tarja Amarela: Utilizada para medicamentos genéricos que possuem o mesmo princípio ativo dos demais remédios com custo maior;
- Tarja Vermelha: Utilizada para informar que aquele remédio só poderá ser vendido através da receita médica impressa, ou seja, com a recomendação por escrito do médico;
- Tarja Preta: Remédios que indicam alto risco para a vida e saúde do paciente devido aos princípios ativos compostos em sua fórmula, sendo possível até mesmo alterar o sistema nervoso, causar dependência física e psíquica.
Veja também: Aciclovir Comprimido – Para que serve, Bula
O Dorflex é um tipo de remédio que tem como princípio ativo a dipirona sódica monoidratada que nada mais é que um relaxante muscular e analgésico devido a sua composição com citrato de orfenadrina e cafeína. O Dorflex atua na dor em aproximadamente 20-30 minutos, e deve ser ingerido com água ou leite.
Dorflex- Efeitos colaterais:
Devido a presença de dipirona em sua fórmula, o Dorflex não deve ser utilizado por pessoas com alergia a derivados de pirazolonas ou por portadores de doenças metabólicas como:
- Porfiria hepática aguda intermitente;
- Deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase;
- Função da medula óssea insuficiente;
- Desenvolvido broncoespasmo;
- Reações anafiláticas com medicamentos para dortais;
- Também não deve ser consumido durante a gravidez e amamentação;
Também se deve tomar o devido cuidado, pois a Dipirona causa reações adversas como: Distúrbios cardíacos, Distúrbios do sistema imunológico, Distúrbios da pele e tecido subcutâneo, Distúrbios do sangue e sistema linfático, Distúrbios vasculares e Distúrbios renais e urinários. É sempre necessário consultar um médico antes de utilizar qualquer tipo de medicação por conta própria. Também é necessário informar sempre seu médico ou dentista quando houver o aparecimento de manchas ou reações adversas pelo uso do dorflex. Em caso de superdosagem, procure rapidamente um pronto socorro levando consigo a embalagem do produto.
Armazenagem do medicamento também é importante para preservar sua qualidade e eficácia, armazene o Dorflex em temperatura ambiente entre 15 e 30ºC e mantenha todos os medicamentos longe do sol, umidade e lugares abafados, fique sempre atento ao prazo de fabricação e validade do produto.
Dorflex- Bula:
Baixe aqui a Bula do Dorflex.