Azitromicina Di-Hidratada – Bula, Posologia

Se você está sofrendo com alguma infecção leve, é possível que seu médico tenha receitado para você o medicamento Zitromax, ou sua versão genérica, que é chamada de Azitromicina Di-Hidratada.

Quer saber mais sobre o remédio, como seus efeitos, posologia, preço médio, contraindicações e muito mais? A gente conta tudo para você!

Quero Entrar no Grupo

 Azitromicina Di-Hidratada 

A Azitromicina Di-Hidratada é receitada para pacientes com diversos tipos de infecções:

  • Infecção do trato respiratório inferior e superior;
  • Infecções na pele e/ou tecidos moles;
  • Certas doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia não complicadas.

Se você está grávida, tentando ficar ou não tem certeza, converse com seu médico antes de começar o tratamento com esse medicamento, pois seu uso deve ser estritamente supervisionado nesses casos. A mesma regra serve para quem está amamentando.

Não existe um horário específico que seja ideal para tomar o remédio, visto que sua administração não interfere em funções do dia a dia como dirigir ou operar máquinas, por isso siga o horário que seu médico recomendar.

Foto: Febrafar
Foto: Febrafar

Azitromicina Di-Hidratada – Bula, posologia, preço

A Azitromicina Di-Hidratada é mais facilmente encontrada com dosagem de 500mg, sendo que a caixa com três comprimidos custa cerca de R$20,00. Se preferir tomar o Zitromax, versão não genérica do remédio, sai por cerca de R$30,00 nas mesmas especificações do genérico já citado.

Segundo a bula do Azitromicina Di-Hidratada, seu uso só é contraindicado em casos de alergia à azitromicina, entromicina ou algum outro anti-inflamatório macrolídeo, além de qualquer outra substância presente no remédio.

Uma vantagem do remédio é que reações adversas são bem raras, pois a Azitromicina é bem tolerada pelo corpo.

Siga sempre a posologia indicada pelo seu médico, porém confira as mais comuns:

  • Clamídia e gonorreia: dose única de 1000mg (dois comprimidos);
  • Demais indicações: 1500mg, divididas em três dias (500mg, ou um comprimido, por dose);
  • Posologia alternativa: 1500mg, divididas em cinco dias (500mg, ou um comprimido no primeiro dia. Do segundo ao quinto dia, 250mg, ou meio comprimido).
Foto: Livestrong
Foto: Livestrong

Leia mais: Ciclo 21 – Bula, Efeitos colaterais

Normalmente, as mesmas doses são usadas em adultos, idosos, crianças acima de 45kg e pacientes com insuficiência renal ou hepática.

Caso queira acessar a bula completa, clique aqui.

Como tomar a Azitromicina Di-Hidratada

Segundo testes, o remédio não tem sua eficácia alterada se tomado durante refeições ou em horários especiais, por isso siga a recomendação de seu médico sem medos.  Porém, lembre-se: as doses diárias devem ser sempre únicas.

Caso você tenha qualquer outra dúvida, não sinta vergonha de perguntar ao seu médico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *