O Xantinon, mais conhecido antigamente como Xantinon B12, é um remédio que está há muito tempo no mercado. É bastante usado por pessoas que praticam atividade física, e por aqueles que ficam acordados por muito tempo durante a noite.
O Xantinon é indicado para a mobilização, e remoção de gordura em excesso do fígado, e é usado para tratar alguns transtornos metabólicos como: doenças hepáticas, e outros transtornos que causam excesso de gordura, sem terem como origem o uso do álcool.
Por ter o efeito de diminuir a quantidade de gordura no fígado, muitos acham que o rémedio ajuda a emagrecer. Porém a finalidade do Xantinon não é emagrecimento, nem tem como efeito colateral o emagrecimento.
O que acontece é que ao tratar os problemas no fígado, pode ocasionar uma perda indireta de peso, por estar fazendo o fígado funcionar direitinho.
Xantinon – Para que serve, bula
Os componentes ativos do produto ajudam na remoção do excesso de gordura no fígado (ação lipotrópica). Também dispõe de grupos metil para que seja feita a síntese de colina no corpo. Possibilitando a formação dos integrantes lipídicos das lipoproteínas plasmáticas, facilitando o transporte de gorduras pelo fígado.
Por isso, ao comer comidas com bastante gordura é normal se sentir mal porque houve uma sobrecarga na quantidade de gordura que o fígado pode processar de forma normal.
O Xantinon ajuda o fígado a quebrar essas moléculas de gordura em excesso e fazer com que o órgão volte a funcionar com a quantidade normal de gordura para processar.
Lembrando que o uso do medicamento deve ser associado a um tratamento também com alimentação saudável, menos calórica e com menos gordura, como por exemplo: frutas, legumes, verduras e componentes naturais mais leves.
Ou seja, se o Xantinon ajudou algumas pessoas a emagrecer, foi resultado de uma série de esforços para manter a saúde do seu organismo em dia, e ajudou seu metabolismo a trabalhar de forma natural, e não somente da simples ingestão do medicamento.
Indicações e contra-indicações do Xantinon
O remédio é indicado como medicação lipotrópica, para o tratamento auxiliar de hepatopatias, intoxicações alimentares e medicamentosas. Indicado também como complemento no tratamento de alguns casos alérgicos.
Também indicado para tratar problemas como transtornos metabólicos hepáticos, dispepsias (sensações de sono, e corpo pesado após o término das refeições), dificuldades digestivas, náuseas, enxaqueca digestiva, intolerância aos alimentos gordurosos e mal estar por consumo de bebidas alcoólicas.
O remédio também possui componentes que atuam evitando o acúmulo de gordura, retirando o excesso das mesmas, e agentes tóxicos ao fígado, possibilitando o bom funcionamento da bile – o que faz com que o órgão atue no corpo de forma mais eficaz.
Leia mais:
Sibutramina: Bula, efeitos colaterais
Victoza – Bula, Efeitos Colaterais
Contraindicações
O remédio não deve ser administrado em crianças abaixo de 12 anos. Pessoas com insuficiência hepática também não devem começar a usar o remédio sem procurar um médico primeiro.
Já as pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula não podem ingerir o medicamento, por isso é importante sempre analisar a bula e conhecer bem qual a composição do que você está tomando.
Bula do remédio Xantinon comprimido
O remédio deve ser tomado via oral, engolido por inteiro e seguido pela ingestão de um pouco de água. A bula orienta que a dosagem seja entre 3 a 4 comprimidos por dia, sujeito a alterações somente por ordem do médico.
Sobre isso, vale ressaltar aqui que mesmo que o Xantinon possa ser comprado sem a apresentação de receita médica, é importante que o seu médico o indique e acompanhe o tratamento, para lhe passar a melhor dosagem conforme seus sintomas, frequência e duração de seu uso, além de dizer se é necessário, ou não, o uso deste medicamento.
Veja aqui a Bula do Xantinon