Sinutab é um medicamento recomendado para o tratamento de gripe e também para tratar os sintomas de sinusite como congestão nasal e dores de cabeça.
Também pode ser recomendado para aliviar os sintomas da rinite alérgica ou de outras alergias respiratórias, como corrimento nasal, espirros, coceira no nariz e nos olhos e lacrimejamento. No entanto, por não possuir em sua fórmula nenhum composto que haja como antibiótico este medicamento não é indicado para tratar a sinusite bacteriana.
Os principais ativos presentes em sua composição são a Pseudoefedrina e o Acetaminofeno, que são compostos com ação antipirética, anti-inflamatória e descongestionante, que irão trabalhar para reduzir a febre, tratar a inflamação e aliviar o congestionamento das vias respiratórias nos casos citados acima.
Composição
Cada comprimido é composto por 2,0 mg de maleato de clorfenamina, 324,0 mg de ácido acetilsalicílico, 32,4 mg de cafeína (substâncias ativas) e excipientes – lactose, celulose microcristalina, amido de milho, sacarose, povidona, estearato de magnésio, benzoato de sódio, gelatina e talco.
Preço
O preço de Sinutab pode variar entre algumas farmácias, podendo ser encontrado por valores de R$ 10,00 a R$ 15,00 a embalagem com 12 cápsulas.
Precisa de receita?
Por não precisar de receita para ser comprado, sinutab pode ser adquirido em farmácias ou lojas on-line que vendem medicamentos. Mas é preciso estar atento a algumas contra-indicações do uso deste remédio. Não deve ser utilizado por pacientes com:
- Hipersensibilidade aos componentes da fórmula (maleato de clorfenamina, ácido acetilsalicílico e cafeína);
- Hipertensão arterial grave (pressão alta);
- Úlceras (feridas) no estômago;
- Distúrbios no sangue, como sangramentos sem explicação ou hemofilia;
- Inchaço no coração e outras doenças cardíacas;
- Insuficiência renal e hepática;
- Gota;
A indicação é de que seja ingerida 1 cápsula a cada 6 horas.
Sinutab ou Tylenol Sinus
Tylenos Sinus também é um medicamento utilizado para tratar dos incômodos e reações decorrentes de alergias, logo tanto ele quanto o Sinutab são eficazes e indicados para tratar estes distúrbios.
Sinutab
Há alguns anos a fabricante do Sinutab, a Johnson & Johnson, retirou o medicamento do mercado por apresentar alguns problemas em relação a limpeza dos equipamentos de produção. Mas isto já foi solucionado e hoje ele já se encontra disponível para venda fabricado pela Pfizer.
Spray
O spray é um medicamento derivado do sinutab e também é utilizado para amenizar as reações alérgicas respiratórias. No entanto, não é comercializado ainda no Brasil.
Leia mais: Fluconazol: bula, para que serve e posologia
Piemonte: Bula, preço e para que serve
Bula
A bula do sinutab contém todas as informações necessárias sobre indicações e reações adversas que podem ocorrer com o uso do medicamento, dentre as quais se destacam:
- Azia, dispepsia (desconforto após as refeições), enjôos, vômito, diarréia e prisão de ventre;
- Boca seca, irritação e dor no estômago, além do aumento do risco de úlceras no órgão;
- Sangramento em qualquer parte do sistema digestivo;
- Tontura, sedação, insônia, fadiga, euforia, tremores e nervosismo;
- Zumbido, dor de cabeça e confusão mental em casos de superdosagem;
- Batimentos cardíacos irregulares ou acelerados, pressão baixa e tosse;
- Alergia ao ácido acetilsalicílico.